Vimaden Casas de Madeira

SISTEMA CONSTRUTIVO

APRESENTAÇÃO

As casas VIMADEN são elaboradas com madeiras de lei maciças originárias da região amazônica e provenientes de projetos de manejo sustentado aprovados e fiscalizados pelo Ibama.

Toda a casa é estruturada com peças de encaixe tipo macho e fêmea, eliminando, com exceção da cobertura, o uso de pregos e parafusos. Esse sistema construtivo permite rapidez na montagem e no acabamento da residência, que se reflete na racionalidade do canteiro de obras, sem desperdício de materiais, e resulta em economia de tempo e dinheiro.

A MATÉRIA PRIMA

As madeiras utilizadas nas casas são todas de alta qualidade, com elevadíssima resistência natural ao ataque de organismos xilófagos, dispensando o uso de preservantes químicos tóxicos. Cada componente é elaborado com o tipo de madeira mais adequado à sua função no kit.

As espécies mais usadas são: tatajuba, tamarindo, jatobá, sucupira, muiracatiara, maçaranduba, cumaru, cedroarana, grápia, cedrinho e angelim amargoso.

OS COMPONENTES

As paredes são feitas de pranchas maciças com 4,5 cm de espessura, sobrepostas com encaixes tipo macho e fêmea, com 14cm (Linha Clássica) ou 22,5cm (Linha Contemporânea) de largura e interligadas na horizontal por guias (prumadas) de 12×12 cm, com alturas variáveis acompanhando a inclinação do telhado.

Os pilares da varanda são peças maciças de 14×14 cm. O kit é composto também pela estrutura do telhado (vigas, caibros e ripas), forro na parte interna, tabeira, batentes, portas, rodaforro, rodapé, canaleta para cobertura de fios, arremates diversos, manta impermeabilizante para telhado (compreendendo a área forrada da casa), e, opcionalmente, esquadrias de madeira, assoalho, deck, estrutura para suporte de caixa d’água, parapeitos nas varandas e forro nas varandas e beirais.

Todas as peças são pré-cortadas na fábrica conforme o projeto, chegando na obra prontas para a montagem.

Vale notar que não estão inclusos no kit: telhas, material elétrico, hidráulico e de pintura, pisos cerâmicos, fechaduras e dobradiças, vidros e componentes de alvenaria em geral.

COMO CONSTRUIR UMA CASA VIMADEN

A Vimaden fornece, além do conjunto de materiais acima descrito, já dimensionado segundo o projeto, mais o seguinte:

1– Planta de sugestão para fundação, tendo por base um terreno plano e compactado;

2– Planta de dados para a Prefeitura; 

3– Projeto de Montagem;  

4– Manual do Proprietário; 

5- Indicação de carpinteiro treinado para a montagem do kit. A mão de obra é paga pelo Cliente diretamente ao carpinteiro.

Os materiais que compõem os kits Vimaden têm garantia de 5 anos.

É fundamental que o cliente contrate um responsável técnico habilitado no CREA local, para supervisão das obras e seu cadastramento na prefeitura.

Ao adquirir uma casa Vimaden, o Cliente determina a data em que deseja recebê-la. Nos prazos combinados por ocasião da compra, ser-lhe-ão entregues as plantas de fundação (para um terreno firme e plano) e básica p/ prefeitura, para que o mesmo execute a base dentro do prazo previsto.

Qualquer bom profissional pedreiro está em condições de preparar as fundações conforme especificado nas plantas.

Assim que o Cliente solicitar a entrega da casa à Vimaden, esta efetuará a indicação do carpinteiro que montará o kit. Durante a montagem, antes da colocação do forro, o Cliente deverá providenciar um eletricista, para executar a parte elétrica. Após o término da montagem, poderá ser executada a pintura, a parte hidráulica, a colocação do piso e vidros, bem como o emboçamento do telhado e ajuste de calhas e rufos.

Os serviços do carpinteiro, basicamente, abrangem: a montagem do kit, a colocação das esquadrias, do forro e dos materiais de acabamento em madeira previstos no projeto, bem como a colocação da manta impermeabilizante e das telhas. Também incluem a montagem da torre de caixa d’água, quando for o caso. Não compreendem, porém, emboçamento do telhado e colocação de rufos, calhas e rodapés, estes últimos geralmente instalados pelo colocador do piso.

A Linha Clássica foi desenvolvida para uso de telhas cerâmicas cujos modelos mais indicados são: portuguesa, americana ou romana. Também é viável o uso de telhas de concreto. É muito importante que as telhas sejam de boa qualidade. Os projetos da Linha Contemporânea foram desenvolvidos basicamente para uso de telha metálica termoacústica ou tipo shingle, por isso as inclinações do telhado são sensivelmente menores que aquelas da Linha Clássica.

O frete da fábrica até a obra é pago pelo Cliente, diretamente ao transportador.